terça-feira, 6 de março de 2012

Estrangeiros de Tokyo iniciam movimento contra o Zairyu Card

Província com maior concentração de estrangeiros no Japão deu largada a um movimento de resistência ao novo cartão de residente

O Zairyu Card vai substituir o Gaikokujin Toroku e deve ser emitido pelo Departamento de Emigração a partir de 9 de julho. São muitas as dúvidas.

A falta de informação levou um grupo a promover encontros em Tokyo, para buscar uma interpretação mais precisa do que é o novo sistema de registro dos estrangeiros. ¨O número de pessoas com traços físicos diferentes dos japoneses e sem domínio do idioma tem aumentado. E o governo, em vez de criar uma política para incluir esses estrangeiros, faz o contrário. Essa nova lei é um retrocesso¨, diz o pesquisador Hiroshi Tanaka.

Atualmente, o Japão tem 2 milhões de estrangeiros. Cerca de 20% moram em Tokyo. Os brasileiros formam o terceiro maior grupo, mas estão concentrados na região Tokai.

O Zairyu Card vai ser obrigatório para todos esses estrangeiros com permanência de médio ou longo período. O cartão vai conter dados pessoais e status de permanência e será controlado pela imigração. Atualmente, a prefeitura é responsável pelo cartão de registro de estrangeiro.

Essa mudança a partir de julho deixou o colombiano Milton Cesar Tapias preocupado. Durante 13 anos, ele esteve ilegal no Japão. Conseguiu uma permissão especial que o impede de trabalhar e o obriga a se apresentar todos os meses à imigração. “Estamos muito preocupados, porque estamos sem visto. Temos permissão para ficar no Japão, mas não temos visto especial para permanecer no Japão. Não sabemos que caminho a imigração vai tomar conosco, se vai nos deportar, temos um pemissão mensal para apresentar”, relata.

O novo Zairyu Card incomoda também um grupo de mulheres. A birmanesa Tin diz que se preocupa com o visto de conterrâneos e outros estrangeiros que fazem parte da minoria.

A preocupação da tailandesa Yamasaki é com a violência doméstica. ¨Se isso já ocorre entre os casais internacionais na hora de renovar o visto, a situação poderá piorar quando a imigração ficar mais rigorosa com o Zairyu Card¨, preocupa-se. Com a ajuda de uma NPO que apoia coreanos, o grupo de estrangeiros de Tokyo prepara uma carta intitulada ¨Viver Juntos¨ para o Ministério da Justiça. Nela, pede revisão do sistema de registro previsto para julho deste ano.
Fonte: IPC Digital com JPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário