quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Governo começa a enviar notificações do novo sistema My Number este mês

Número de 12 dígitos entrará em vigor no Japão a partir de janeiro de 2016

my number japanO novo sistema My Number, que deve organizar as informações públicas do cidadão em um único cartão, está com a data de estreia cada vez mais próxima. A partir deste mês, todos os residentes do país, incluindo estrangeiros, receberão pelo correio a notificação do serviço.

Neste mês, o número de 12 dígitos será enviado de acordo com o endereço que consta no registro de residência. Cada pessoa terá o seu cartão pessoal, que será intransferível e deve guardar informações importantes, como os dados da previdência social, seguro de saúde, prevenção de desastres, seguro desemprego, Hello Work e imposto de renda.

Além do número de identificação, o cidadão deverá receber também um formulário na correspondência, que deve ser preenchido e entregue em um guichê de atendimento na prefeitura ou subprefeitura mais próxima para a emissão do cartão.

O cartão poderá ser utilizado em diversas repartições públicas e deve facilitar procedimentos burocráticos, tanto para o usuário quanto para o funcionário público.

Como muitas informações constam no mesmo documento, será possível solicitar os procedimentos desejados, como recebimento do seguro desemprego ou auxílio subsistência (seikatsu hogo), sem precisar reunir muitos documentos.

Embora seja vantajoso por aumentar a eficiência da administração pública, o sistema também recebeu críticas devido aos riscos de vazamento de informações pessoais e crimes de fraude.

Em junho deste ano, o roubo de dados de milhões de usuários do sistema de Previdência Social do Japão aumentou ainda mais a insegurança referente ao My Number.

No entanto, autoridades do governo afirmaram que um sistema é bem diferente do outro e que o vazamento dos dados da previdência não teria nenhuma influência sobre o lançamento do My Number.

Nos próximos anos, o sistema deverá receber ainda a unificação de novos serviços, sendo que muitos deles já estão agendados. A partir de janeiro de 2017, será possível fazer verificações pela internet e, em julho do mesmo ano, dados de pensão serão adicionados.

A integração da conta bancária e do prontuário médico do cidadão também deve ocorrer nos próximos anos.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário